Um passeio pelo céu no Planetário do Carmo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Um passeio pelo céu no Planetário do Carmo

Mensagem  Heitor em Qui Jan 17, 2008 12:53 pm

Um passeio pelo céu no Planetário do Carmo

Por Maristela Orlowski
Luiz Prado/LUZ
No Planetário do Carmo dá para visitar os anéis de Saturno, acompanhar o anoitecer, as primeiras estrelas e vislumbrar 88 constelações

Olhar estrelas no céu de São Paulo não é tarefa fácil, especialmente porque luzes artificiais e poluição não permitem. Mas existe um lugar nos recônditos da Zona Leste paulistana onde isso é possível: o Planetário do Carmo, dentro do Parque do Carmo, em Itaquera. Lá, os admiradores de corpos celestes podem embarcar numa viagem cósmica e visitar planetas, cometas e galáxias distantes, embalados ao som de Carmina Burana e Richard Strauss.

Segundo o planetarista André Luiz da Silva, cerca de duas mil pessoas transitam pelo lugar nos fins de semana: "Temos quatro sessões por dia, duas infantis e duas clássicas, que duram até 40 minutos, e todas lotam. Vêm pessoas de tudo quanto é lugar. Tem gente de outras cidades e até de outros Estados". No planetário, crianças, jovens e adultos podem acompanhar o anoitecer e o surgimento das primeiras estrelas, vislumbrar 88 constelações, visitar os anéis de Saturno e voltar à Terra em segurança.

O projetor central utilizado para simular uma viagem pelo sistema solar, o modelo Universarium VIII, da empresa alemã Carl Zeiss, é um dos mais modernos do mundo e comparável ao de Nova York, conforme explica Silva: "Ele projeta mais de nove mil estrelas no céu e possui centenas de lentes. Em termos de verossimilhança, é o que fornece o melhor céu que a tecnologia pode produzir hoje". O planetarista conta também que o aparelho calcula diariamente o aspecto do céu, ou seja, a posição e o movimento dos astros no cosmo. Além do Universarium VIII, outros 60 projetores periféricos de efeitos especiais, produzidos pela americana Sky-Skan, contribuem para levar os espectadores até os mais longínquos cenários estelares.

Informações: (11) 6522-8555

Fonte: Diário do Comércio

Heitor
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum